"Pensam alguns que o problema da educação no Brasil é a falta e recursos. É verdade que há falta de recursos. Mas é mentira que se vierem os recursos a escola vai ficar inteligente. Computadores, satélites, parbólicas e televisões não substituem o cérebro.
Panela novas não transformam um cozinheiro ruim num cozinheiro bom. Cozinheiro não se faz com panelas, muito embora as panelas sejam indispensáveis.
Escolas, não se faz com meios técnicos, embora estes possam ajudar. É perigoso dar meios eficazes a quem falta inteligência." (Rubem Alves)


domingo, 27 de janeiro de 2013

fundir a cuca


d)                  
Vamos fundir a cuca?
          Dona Pôncia e Zé Pafúncio vivem no sítio Aquisossegatudo, situado no interior da cidade Aquiagitatudo. Zé Pafúncio tem muita experiência de vida, pois já viveu 89 anos. A diferença entre eles é de 19 anos de idade.
          No sítio Aquisossegatudo há uma variedade de plantas e animais. Nos 5 pomares cultivados, há em cada um 538 laranjeiras e 149 bergamoteiras. E nos 8 canteiros de sua horta há em cada um 7 mudinhas de alface com 3 brotinhos em cada uma.
          O galinheiro que fica na parte norte do pomar é dividido em 2 partes. De cada lado dona Pôncia preparou 314 ninhos de palha bem fofinhos e colocou em cada um 8 ovos para serem chocados. No outro lado, ela preparou 12 ninhos e colocou em cada um, uma dezena de ovos também para serem chocados.
          Zé Pafúncio adora contar histórias aos seus 3 netinhos. Certo dia, um, pouco confuso, contava para Papinha, Papito e Pipeta sua produção de gado. Contou que no ano de 2.008 ele tinha 58 vacas e 97 bois. Já em 2.010 o número havia aumentado, pois ao longo desses anos, de cada vaca havia nascido 3 bezerros. Porém, em 2.011 morreram 69 cabeças de gado e as demais que sobraram foram transferidas para outros 2 sítios vizinhos ao sul.
          Dona Pôncia e Zé Pafúncio já estão com pouca memória e precisam da sua ajuda para que o sítio volte a ter sossego. Pense e responde:
a)                 Quantos anos têm dona Pôncia?
b)                  Quantas bergamoteiras e laranjeiras há em cada pomar?
c)                  Quantas bergamoteiras e laranjeiras há ao todo nos 5 pomares?
d)         Quantas mudinhas de alface foram plantadas em cada canteiro da horta?
e)                  Quantos brotinhos há em cada canteiro de alface?
f)                   Quantos brotinhos de alface há nos 8 canteiros?
g)                  Quantos pintinhos nasceram em cada lado do galinheiro?
h)                  Quantas cabeças de gado eles tinham em 2.008?
i)                   Quantas cabeças de gado eles tinham em 2.011?
j)                   Quantas cabeças de gado cada sítio vizinho recebeu?
k)                  Desenhe o sítio Aquisossegatudo identificando os pontos cardeais. (em folha de desenho)

Um comentário: