"Pensam alguns que o problema da educação no Brasil é a falta e recursos. É verdade que há falta de recursos. Mas é mentira que se vierem os recursos a escola vai ficar inteligente. Computadores, satélites, parbólicas e televisões não substituem o cérebro.
Panela novas não transformam um cozinheiro ruim num cozinheiro bom. Cozinheiro não se faz com panelas, muito embora as panelas sejam indispensáveis.
Escolas, não se faz com meios técnicos, embora estes possam ajudar. É perigoso dar meios eficazes a quem falta inteligência." (Rubem Alves)


domingo, 27 de janeiro de 2013

sujestao de aula...

Farei no primeiro dia de aula...

Recebi a dica por e-mail do Grupo Andreia Dedeana -De: Daniela Candida





Bolhas de sabão
Um projeto para conhecer os sonhos de seus alunos e, de quebra, trabalhar poesia e ortografia
Ana Paula Severiano


http://revistaguiafundamental.uol.com.br/imagens/lado3.gif
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/imagens/lado1.gif
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/imagens/transp.gif
Objetivos:
Promover a interação e a socialização entre os alunos e a professora
Revisar conteúdos de ortografia, em especial o dígrafo "lh"
Estimular diferentes formas de expressão por meio do desenho, da escrita e da declamação de poesias
Conhecer os recursos expressivos e a estrutura do texto poético
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/imagens/transp.gif
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/imagens/lado4.gif
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/imagens/lado2.gif


Depois de lecionar por 15 anos na rede privada de Vespasiano, MG, a professora Rosemeire Xavier viveu uma experiência diferente. Isso aconteceu em 2009, ao trabalhar como substituta na Escola Municipal Maria Miguel Issa, situada em uma região de baixa renda da cidade. Como ficaria ali apenas por três meses, tinha pouco tempo para conhecer bem aquela turma de alunos. Foi então que Meire, como é conhecida, resolveu aplicar a dinâmica da bolha de sabão. O resultado foi tão satisfatório que a dinâmica virou um projeto. "Nunca pensei que as bolhas de sabão pudessem acrescentar tanto ao meu fazer pedagógico! Depois de anos trabalhando na rede privada, tive uma experiência maravilhosa na rede pública, linda mesmo. E percebi que você consegue se virar ainda que com poucos recursos dentro da escola. O principal para alcançar seus objetivos pedagógicos é estudar, ter vontade e boas ideias", comentou ao Guia Prático. Para a revista, ela contou em detalhes como o projeto "Bolhas de Sabão" se desenvolveu. Confira essa interessante iniciativa.

"Eu gosto de fazer coisas diferentes, de inovar. Pensei que usar essa dinâmica seria um jeito de trabalhar os conteúdos de modo divertido. No fim, as professoras replicaram o projeto em suas salas e descobriram talentos escondidos nas crianças."
Rosemeire Xavier, professora em Vespasiano, MG

Saiba mais sobre Cecília Meireles:
www.releituras.com/cmeireles_bio.asp


1. Preparação com relaxamento
Escolha uma música clássica ou instrumental de sua preferência. Meire usou o concerto "As Quatro Estações", do compositor italiano Vivaldi.
Com voz calma, peça às crianças que se deitem no chão e fechem os olhos.
Coloque a música para tocar. As crianças devem respirar profundamente e depois soltar o ar devagar.
Em seguida, elas devem imaginar uma bolha de sabão, como orienta Meire: "Imagine a cor, o tamanho, os lugares lindos por onde ela está voando. Imagine um lugar calmo, tranquilo, com gramado, cheio de flores e pássaros, ouça os cantos diferentes de cada espécie. Agora, imagine sua bolha de sabão voando pela cidade e passando perto da sua casa".
Conte que a bolha carrega o sonho de cada criança. Pergunte: "qual é o sonho que sua bolha carrega dentro dela? O que você quer conquistar?



2. Registro no papel
Distribua círculos de papel-ofício para a classe.
Na folha, as crianças devem desenhar uma bolha de sabão. Dentro, devem registrar o sonho que ela carregou e, em volta, o que sentiram na atividade anterior. Lembre-as de desenhar também o lugar por onde a bolha voou.
Quando todos terminarem os desenhos, organize uma apresentação. Cada um deve contar para a classe qual é seu sonho e por onde sua bolha passeou.
Coloque as bolhas nas paredes em um espaço expositivo, para que outras pessoas possam apreciar o trabalho. Não se esqueça de anexar um textinho explicando como a atividade foi realizada.
Como dever de casa, peça que os alunos façam uma pequena redação, respondendo às perguntas: qual é seu nome? Onde você mora? Com quem você mora? Por quais lugares sua bolha de sabão passeou? Qual foi o sonho que ela carregou? Com as redações e os desenhos, o professor acaba conhecendo melhor a classe e entendendo suas necessidades e desejos.

3. Hora de brincar
Depois de imaginar a bolha de sabão, é hora de vê-la voar na prática.
Leve as crianças para o pátio da escola e divirta-se com elas. Na Escola Maria Miguel Issa, até alguns adultos, como a diretora Bernadete, participaram desse momento, e todos viram os seus sonhos voando. "Foi bastante emocionante. Alguns diziam: 'Na minha bolha eu levo o sonho de que nunca falte alimento para nenhuma criança'. Outros: 'Professora, meu sonho é ser prefeito, para cuidar da cidade e melhorar as ruas do meu bairro'", conta Meire.

Trecho da poesia "Bolhas"
(Cecília Meireles)
Olha a bolha d'água
no galho!
Olha o orvalho!
Olha a bolha de vinho
na rolha!
Olha a bolha!
Dica de música!
Além do poema de Cecília Meireles, Rosemeire levou para a classe a música "Bolinha de sabão", do Trio Esperança, grupo que fez sucesso na Jovem Guarda. Os garotos e garotas cantaram, dançaram e se divertiram com um estilo musical bastante diferente do que estão acostumados a ouvir. Outra sugestão para animar as aulas é a música "Bolha de sabão", do Babado Novo.,

Potinho e varinha para fazer bolha de sabão
Materiais:
latinha de molho de tomate
tinta guache
EVA
arame
alicate
barbante

1. Para fazer a varinha, corte 30 cm de arame, dobrando uma de suas extremidades com o alicate.
2. Torça a outra extremidade até formar um círculo e trance o arame para fi xá-lo com o alicate.
3. Enrole barbante no arco da varinha.
4. Para fazer o potinho, pinte de branco a latinha de massa de tomate. Pinte por cima com a cor de sua preferência.
6. Recorte estrelas de EVA e cole para decorar.


Feito com mamona
Na experiência de Rosemeire, as crianças fizeram bolhinhas de sabão com canudinhos de mamona, planta que existe em grande quantidade na cidade de Vespasiano.

4. Poesia
Dando sequência à atividade, distribua para os alunos uma folha com a poesia "Bolhas", de Cecília Meireles (você a encontra no livro Ou Isto ou Aquilo, Editora Nova Fronteira). H A leitura da poesia deve ser feita primeiramente em silêncio. Depois, pela professora. E, por fim, pela classe toda em voz alta.
Esclareça possíveis dúvidas de vocabulário. Para isso, você pode contar com a ajuda de desenhos ou de recortes de revista.
Em seguida, peça que eles circulem as palavras em que aparece o "lh" (uma dificuldade identificada na turma pela professora). Escreva na lousa as palavras circuladas.
A partir disso, faça um ditado ortográfico, explorando outras palavras que contêm o dígrafo "lh". Exemplos: baralho, malha, molho, piolho, detalhe, abelha, palhaço, filho, coelho, folha, telha, colher, agasalho, ervilha, toalha, medalha, palha, milho etc.
Em casa, os alunos devem tentar memorizar os versos da poesia de Cecília Meireles e também fazer uma breve pesquisa sobre a vida da escritora.
Na aula seguinte, abra uma roda de conversa e anote no quadro o que os alunos conseguiram descobrir sobre a vida de Meireles. Você também deve se preparar para isso: consulte livros na biblioteca da escola e use a internet.
Leve outros poemas da escritora e converse com as crianças sobre a estrutura básica deles. Destaque a organização em versos e, em alguns casos, as palavras que rimam.
Para fechar, promova uma sessão de declamação da poesia "Bolhas". Os alunos podem se organizar em grupos ou individualmente, para treinar a expressão oral.


 BOLHAS
 
 
Cecília Meireles


      Olha a bolha d'água
      No galho!
      Olha o orvalho!

      Olha a bolha de vinho
      Na rolha!
      Olha a bolha!

      Olha a bolha na mão
      Que trabalha!

      Olha a bolha de sabão
      Na ponta da palha:
      Brilha, espelha
      E se espalha.
      Olha a bolha!

      Olha a bolha
      Que molha
      A mão do menino:

      A bolha da chuva da calha!

Finalizar a atividade reunindo os alunos na área verde para fazer bolhas de sabão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário