"Pensam alguns que o problema da educação no Brasil é a falta e recursos. É verdade que há falta de recursos. Mas é mentira que se vierem os recursos a escola vai ficar inteligente. Computadores, satélites, parbólicas e televisões não substituem o cérebro.
Panela novas não transformam um cozinheiro ruim num cozinheiro bom. Cozinheiro não se faz com panelas, muito embora as panelas sejam indispensáveis.
Escolas, não se faz com meios técnicos, embora estes possam ajudar. É perigoso dar meios eficazes a quem falta inteligência." (Rubem Alves)


sábado, 29 de maio de 2010

mais a casa sonolenta

1) DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO LIVRO

NOME DA HISTÓRIA: A Casa sonolenta

NOME DO AUTOR: Audrey Wood

EDITORA: Ática

NÍVEL: 1º ANO

2) MOTIVAÇÃO: Motivar os alunos cantando a música “A Casa” (Era uma casa muito engraçada ). Enquanto as crianças vão cantando, acomodam-se em almofadas, formando um semi-círculo.

3) A HISTÓRIA: Contar a história com o uso do livro, mostrando as gravuras. Recontar a história com o auxílio das crianças, usando a técnica do avental. (confeccionar os personagegens para usar no avental)

4) DISCUSSÃO DE IDÉIAS:
Na discussão de idéias com as crianças, algumas das perguntas que poderão ser usadas:
- Que tipos de casas vocês conhecem? (trabalhar a cidadania/sociedade)
- Que outro nome poderíamos dar para a história? (listagem de nomes)
- O que será que o menino, a vovó e os outros personagens da história faziam, depois que acordavam?(explorar a rotina vivida pelas pessoas, comparando com a rotina dos personagens que não aparece na história)
- Qual a parte da história que você achou mais interessante, divertida, triste, chata? Por quê? (Cada criança terá a vez de expressar seus sentimentos quanto a história).


5) ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO

a) Dobradura (confecção do livro em que eles serão os ilustradores): fazer a dobradura da casa e desenhar os diferentes ambientes da casa (quarto, sala, cozinha, etc.)
b) Confeccionar máscaras dos personagens da história e dramatizá-la.
c) Desenhar em um grande pedaço de papel pardo uma casa e pedir que todos ilustrem uma parte da história. Expor este cartaz no cantinho da leitura.
d) Fazer um Fantoche da Vovó: os alunos poderão brincar de entrevistar o personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário