"Pensam alguns que o problema da educação no Brasil é a falta e recursos. É verdade que há falta de recursos. Mas é mentira que se vierem os recursos a escola vai ficar inteligente. Computadores, satélites, parbólicas e televisões não substituem o cérebro.
Panela novas não transformam um cozinheiro ruim num cozinheiro bom. Cozinheiro não se faz com panelas, muito embora as panelas sejam indispensáveis.
Escolas, não se faz com meios técnicos, embora estes possam ajudar. É perigoso dar meios eficazes a quem falta inteligência." (Rubem Alves)


sábado, 29 de maio de 2010

atividades para educação infantil


ATIVIDADES PARA CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
·        Jogos de memória
·        Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas)
·        Rasgar papéis com as mãos.
·        Amassar os papéis picados
·        Confecção de colares
·        Coordenar a tensão e o relaxamento muscular
·        Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel
·        Massinhas de modelar
  Argila
·        Brincar de faz-de conta
·        Traçar linhas, perfurar e costurar
·        Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar
·        Dançar
·        Correr com e sem apoio
·        Equilibar-se num pé só (3 segundos)
·        Correr, alternando membros superiores e inferiores
·        Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros
·        Brincar com água, terra, argila, barro
·        Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo
·        Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado
·        Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas
·        Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente
·        Observar e explorar o ambiente através do tato
·        Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo
·        Identificar cores
·        Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc
·        Rodinha para conversação (tapete de retalhos)
·        Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos
·        Morto-vivo (jogo)
·        Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc
·        Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial
·        Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias
·        Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir
·        Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais
·        Confecção de carimbos com batata, folha, flores e rolhas
·        Exercícios para desenvolver a lateralidade
·        Desenho espontâneo com lápis de cera
·        Prática de respiração com exercícios de resistência
·        Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas
·        Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentçaão (histórias) às crianças
·        Construção de peças
·        Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos
·        Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos
·        Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.
·        Manipulação de material de sucata
·        Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário